- Cultivando Consciência
- Posts
- A Máquina de Turing da Consciência
A Máquina de Turing da Consciência
Como a ciência da computação ajuda a entender a experiência humana.

Quem somos?
Ou melhor, o que somos?
Observe a natureza do que você é.
Seria você o seu corpo? A sua mente? Seus pensamentos?
Ou todas essas partes acontecem naquilo que você Verdadeiramente É.
Tudo aquilo que é não deixa de ser. Se deixou de ser é porque não era, mas sim estava.
Prisão de Palavras 🔒
As palavras são ponteiros e suas definições criam prisões mentais devido ao nosso apego aos conceitos.
“Sou estressado. Sou nervoso. Sou medroso. Sou rancoroso. Sou amoroso.”
Seria ser o verbo correto a ser utilizado aqui?
Parece uma diferença boba mas são essas sutilezas que revelam a crença subjacente de que somos o estado atual.
Processador Interno 💻
Na ciência da computação temos a máquina de Turing, que fornece uma bela analogia para compreender essa situação.
A máquina de Turing é um modelo teórico de computador, proposta por Alan Turing em 1936, que define os limites do que pode ser computado por qualquer dispositivo físico ou lógico.
Ela é composta por:
Fita infinita: Uma tira de células, cada uma com um símbolo, representando a memória do sistema. A fita é infinita para a direita, com um início definido.
Cabeçote de leitura/gravação: Um cursor que lê e grava um símbolo por vez em uma única célula da fita.
Estado atual: A unidade de controle da máquina está num de um número finito de estados, que representa a sua operação atual.
Programa (Função de Transição): Um conjunto de regras que dita o que a máquina faz com base no estado atual e no símbolo lido.
Traduzindo Para Nossa Experiência 🧠
A fita infinita é o universo das possibilidades, ou, como Platão chamava, o Mundo das Ideias. Um reino inteligível de formas perfeitas, eternas e imutáveis, que serve como modelo para o mundo sensível
A cabeça de leitura e gravação é nossa consciência, que, através do seu livre arbítrio de definir sua intenção "ilumina" ou "seleciona" na fita qual o estado atual.
O estado atual representa a realidade agora. Ou seja: o que, dentro da fita infinita de possibilidades, está sendo manifestado na realidade no momento presente.
E a função de transição é o script, a programação pré-existente da nossa consciência, são nossas crenças que definem qual estado atual da fita será iluminado na sequência com base na programação pré-estabelecida.
Olhar para nossa experiência humana dessa forma revela a importância das nossas crenças. Dependendo do que tivermos pré-programado na nossa consciência temos um conjunto limitado de estados que podemos acessar.
Essas crenças são programadas utilizando a linguagem. Essa linguagem não necessariamente significa palavras. E sim a comunicação em si. Uma criança pode não compreender a língua portuguesa mas mesmo assim desde que nasce sua consciência está sendo programada a partir da observação dos seus pais e da sociedade a sua volta.
Tudo isso é natural e necessário. Algum nível de programação é necessário para vivermos em sociedade.
Porém, eventualmente, chega o momento onde precisamos olhar para dentro e investigar qual a função de transição que está sendo executada na nossa consciência.
Momento da Investigação 🕵️♂️
Esse script acaba definindo nossas escolhas, ações e a forma como nos sentimos perante a realidade.
Porém, diferente de um autômato da máquina de Turing, nós temos a liberdade de reescrevermos o nosso próprio programa.
Se você, consistentemente, enfrenta o mesmo conjunto de problemas na sua vida, talvez seja hora de olhar para qual programa você está rodando.
No início vai parecer que essa programação está "tatuada" na consciência e que seria quase impossível removê-la. E, para algumas pessoas, realmente o é.
Dois Caminhos Para a Mudança 🛤️
A possibilidade de alteração só aparece quando estamos prontos. E sinto que existem duas formas de chegarmos a essa prontidão: pela dor ou pelo amor.
Pela dor é o caminho do cansaço. Você luta, corre e esperneia até perceber que não está chegando a lugar algum. Suas condições externas podem melhorar ou permanecer iguais mas internamente você sente-se exausto de ser levado de um lado a outro pela sua programação.
Pelo amor é o caminho da devoção. Algo acontece, uma percepção muda tudo, e aquilo que é visto não pode ser "desvisto". Você lê algo, ouve algo, vê algo e essa experiência te mostra que a possibilidade de "reprogramar-se" é real e então aquilo se torna sua prioridade, acima de todas as coisas.
Esses caminhos não são mutuamente exclusivos, muitas vezes vamos de um lado para o outro como um pêndulo. Mas o ponto principal é: depois que o processo é iniciado ele não pode mais ser impedido.
Você Já Começou ❤️🔥
Acredito que se você está lendo até aqui, esse processo já iniciou em você, a mente racional rapidamente se cansa desse tipo de texto quando não existe algo, dentro da consciência, que esteja pronto para ressoar com esse tipo de mudança.
A Ferramenta: Atenção 🧘♂️
Mas como podemos mudar nossa programação? Como alterar o conteúdo da função de transição que define os estados que experienciamos?
Fazemos isso através da atenção.
Nossa atenção, a capacidade de escolher para onde direcionaremos o foco da consciência, é a ferramenta que podemos utilizar para realizar essa reprogramação.
O interessante é que não precisamos adicionar mais coisas, pelo contrário, vamos "deletar" aquilo que não nos serve mais.
Entretenimento Constante 📱
Observe como sua mente atual cria resistência. Como ela busca entretenimento constante. Esse entretenimento nem sempre é sobre assistir Netflix ou jogar videogames.
Nos entretemos mantendo a nossa atenção em constante movimento. Todo espaço vazio é preenchido: um vídeo no TikTok, um grupo no WhatsApp ou a constante ocupação com o trabalho que não permite contato com nosso silêncio interno.
Todo esse movimento funciona como pão e circo para consciência. Enquanto você se mantém atraído pela ilusão da externalidade você não tem energia para realizar a reprogramação de que estamos falando.
O Primeiro Passo 👣
Retome sua atenção, pare de ceder ela para tudo e todos de maneira tão indiscriminada.
Isso não se trata de egoísmo, de isolar-se, de jogar seu celular fora ou de fazer um "detox de dopamina". Tudo isso pode ajudar, mas rapidamente pode se transformar em outra forma de distração. Rapidamente a mente programada transforma o "ser saudável" em uma neurose constante.
E então você passa a ocupar todo seu dia com um novo conjunto de atividades que a mente, comparativamente, percebe como mais elevadas.
Perceba: o foco aqui é mudar seu mundo interior, não preocupe-se tanto com suas ações agora, elas irão tomar a forma natural de acordo com a mudança que acontece dentro de você.
O Processo de Desamarrar-se 🪢
Essa mudança é como um processo de "desamarrar-se". Você começa a utilizar sua atenção para observar suas reações automáticas: sua impaciência, sua raiva, seu medo e suas neuroses, sua necessidade de aprovação, sua ganância.
Comece observando tudo isso como quem olha para uma paisagem.
Perceba da seguinte forma: você está observando algo único, somente a sua consciência está experienciando essa persona. Se você conseguir ganhar distância você começa a se divertir com a observação de si mesmo.
Sua programação começa a ficar óbvia e evidente. À medida que isso vai acontecendo, naturalmente, ela vai se desfazendo. Mas para isso é necessário que você não energize esses aspectos da personalidade. Você energiza-os quando você deixa sua atenção ser levada junto com os pensamentos, sentimentos e crenças que estão programados em você.
Melhor Desafio 🙏
Esse processo pode parecer lento, mas é a descoberta de uma vida inteira, é a liberação para você escolher ser quem é ao invés de permitir que isso seja escolhido por você.
É o reencontro com sua verdadeira essência: O silêncio, o vazio, onde tudo acontece.
É um desafio mas sinto que é o melhor desafio que poderíamos decidir embarcar.
Estamos todos juntos nessa jornada e caminhando na mesma direção (por mais que não possa parecer). Tudo no mundo carrega a perfeição da criação. Reprogramar-se é reencontrar-se com essa Verdade dentro de si.
📚 Recomendações de Conteúdo
O Caminho do Tolo
Descubra como reconhecer nosso lado tolo pode nos libertar da armadilha do ego e abrir espaço para uma consciência mais leve e autêntica no dia a dia. Uma reflexão sobre humildade, presença e o simples ato de observar os próprios pensamentos.
TUDO é uma Escolha
Uma conversa sobre como cada pequena decisão molda nossa experiência e como nossas crenças influenciam a forma que sentimos poder ou força diante dos desafios. Vem aprender como alinhar suas ações ao que realmente importa para você.
A Arte de Fazer Escolhas Conscientes
Aprenda a usar seu “GPS interior” para se libertar de crenças limitantes e tomar decisões mais alinhadas com sua verdade.
Boa sorte na jornada!
Obrigado pelo seu tempo,
Jonata Santos